SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número5Identification of the temporomandibular (TMD) dysfunction in users of individual auditory protective devices (IAPD)A preliminary investigation on language assessment outcome in dysarthria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista CEFAC

versión On-line ISSN 1982-0216

Resumen

KAMINSKI, Tassiana Isabel; MOTA, Helena Bolli  y  CIELO, Carla Aparecida. Consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com aquisição típica da linguagem e com desvio fonológico. Rev. CEFAC [online]. 2011, vol.13, n.5, pp. 813-830.  Epub 13-Mayo-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000019.

OBJETIVO: comparar o desempenho em vocabulário expressivo e consciência fonológica entre crianças com desvio fonológico e com aquisição típica da linguagem e analisar a influência da idade neste desempenho. MÉTODO: os participantes foram divididos em grupos de controle (GC) e estudo (GE) e apresentavam idades entre cinco e sete anos. Foram aplicados os testes de vocabulário expressivo e consciência fonológica, e foi realizada análise estatística dos dados. RESULTADOS: as crianças do GE, de uma maneira geral, atingiram um desempenho inferior aos participantes do GC nas tarefas analisadas. As crianças do GE de cinco e do GE de sete anos apresentaram alguns resultados significativamente inferiores ao GC; porém não houve diferenças entre os grupos de seis anos. Ao comparar o desempenho das crianças com os valores de referência, as crianças de cinco anos, de ambos os grupos, apresentaram dificuldades nas mesmas tarefas, de vocabulário expressivo e consciência fonológica, com variações de complexidade. Os sujeitos de seis e sete anos mostraram dificuldades apenas em vocabulário expressivo. CONCLUSÃO: as crianças com desvio fonológico apresentaram um desempenho inferior em algumas habilidades de vocabulário e consciência fonológica quando comparadas às crianças com desenvolvimento típico. Pode-se concluir ainda que existe influência da idade no desempenho destas habilidades para ambos os grupos, pois, com o aumento da idade, os participantes apresentaram dificuldades apenas em vocabulário e não mais em consciência fonológica.

Palabras llave : Testes de Linguagem; Semântica; Vocabulário; Linguagem Infantil; Desenvolvimento da Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués