SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Repair strategies employed in the production of affricates by children with speech disordersAcoustic characterization of the voicing of plosives phones in Brazilian Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846

Abstract

COSTA, Vanessa Pires; ALBIERO, Jamile Konzen  and  MOTA, Helena Bolli. Aspectos da fluência da fala em crianças com e sem desvio fonológico evolutivo. Rev. CEFAC [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub July 08, 2011. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000063.

OBJETIVO: descrever e comparar os padrões de fluência da fala de crianças com e sem desvio fonológico evolutivo. MÉTODO: a amostra foi constituída de 20 sujeitos com idades entre 4:6 e 7:6 anos, sendo 10 crianças com diagnóstico de desvio fonológico evolutivo e 10 com desenvolvimento fonológico típico. Os sujeitos de ambos os grupos foram submetidos a uma avaliação da fluência da fala que faz parte do Teste de Linguagem Infantil-ABFW. Com base neste protocolo, analisaram-se as tipologias das rupturas do fluxo de fala, as quais são classificadas como disfluências comuns e disfluências gagas. Foi realizado o cálculo da freqüência de rupturas da fala e da porcentagem de disfluências gagas. Por meio deste teste também se analisou a velocidade de fala, medindo-se o fluxo de palavras e de sílabas por minuto. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos quanto às variáveis analisadas. Contudo, pode-se perceber que o grupo com desvio fonológico evolutivo apresentou maiores médias do que o grupo com desenvolvimento fonológico típico na maioria das variáveis, com exceção do fluxo de sílabas e palavras por minuto. Quanto à velocidade de fala, no que se refere ao fluxo de sílabas por minuto houve uma tendência de um menor fluxo no grupo com desvio fonológico evolutivo. CONCLUSÃO: no grupo estudado, crianças com desvios fonológicos evolutivos e crianças com desenvolvimento fonológico típico não diferem quanto aos aspectos de fluência de suas falas.

Keywords : Distúrbios da Fala; Patologia da Fala e Linguagem; Linguagem Infantil; Criança; Fala.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese