SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número5Performance in phonological awareness, rapid naming, reading and writing in students with secondary dyslexia to mental retardation and with good academic performanceEvaluating participation restriction in elderly patients before and after audiological rehabilitation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista CEFAC

versión On-line ISSN 1982-0216

Resumen

RIBEIRO, Natally  y  SOUZA, Luiz Augusto de Paula. Efeitos do(s) letramento(s) na constituição social do sujeito: considerações fonoaudiológicas. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 808-815.  Epub 08-Jul-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000064.

OBJETIVO: caracterizar e analisar, do ponto de vista fonoaudiológico, o(s) letramento(s), os modos de circulação e uso de gêneros discursivos escritos por 69 escolares de duas classes de terceiro estágio de uma escola municipal de ensino infantil da cidade de São Paulo. MÉTODO: construção e aplicação de protocolo composto por diversos gêneros discursivos escritos, para verificação do grau de reconhecimento, de familiaridade e de uso dos mesmos pelos 69 escolares pesquisados. A faixa etária dos escolares é de 5 anos e 1 mês a 6 anos e 1 mês, sendo 58% do sexo masculino e 42%, feminino. A análise dos dados foi feita a partir do mapeamento dos índices de letramento dos escolares, em função dos níveis e tipos de letramento consignados na literatura especializada. RESULTADOS: entre os gêneros discursivos escritos apresentados, foi encontrado, para essa faixa etária, um reconhecimento significante para os gêneros: carta; jornalístico; narrativas infantis; placas de trânsito; quadrinhos e receitas, sendo estes visualizados e/ou utilizados por e/ou com familiares em casa, no trajeto à escola e em outros espaços sociais. CONCLUSÃO: é considerável a presença de práticas letradas entre os pesquisados, o que sugere a relevância em se considerar os processos de letramento, tanto nas estratégias pedagógicas da educação infantil, quanto no trabalho fonoaudiológico com escolares que apresentem dificuldades e/ou distúrbios na aquisição da escrita.

Palabras llave : Fonoaudiologia; Educação; Políticas Públicas de Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués