SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Can the development of phonological awareness in children with Down Syndrome facilitate literacy and contribute to the inclusion in mainstream education?Towards the first words: therapy setting in intervention for babies with hearing loss author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

FERRARI, Deborah Viviane; BERNARDEZ-BRAGA, Gabriela Rosito Alvarez  and  CAMPOS, Patrícia Danieli. Verificação da prótese auditiva realizada face a face e via teleconsulta: medidas repetidas. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.6, pp. 1061-1071.  Epub Sep 30, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000104.

OBJETIVO: avaliar as medidas repetidas da resposta de ressonância da orelha externa sem (REUR) e com uso de amplificação (REAR) e o ganho de inserção (REIG), realizados face a face e via teleconsulta. MÉTODO: estudo prospectivo longitudinal. Foram realizadas quatro repetições da REUR, REAR e REIG (com estímulo speech noise apresentado em 65 dB NPS e 0o azimute) em 19 orelhas de adultos ouvintes normais, via face a face (F) e teleconsulta síncrona por controle remoto de aplicativo (T) e vídeo interativo. O software Polycom PVX foi utilizado para compartilhamento e transmissão de áudio e vídeo. A conexão foi realizada via LAN (Local Area Network) USP na velocidade de 384 kbps Foi calculado o erro causal (Dalhberg) entre as quatro medidas para frequências de 250 a 8000 Hz. RESULTADOS: os erros casuais entre as medidas F e T foram muito semelhantes, sendo maiores nas frequências acima de 4 kHz. As diferenças e variações entre as medidas F e T estavam dentro da magnitude de variabilidade do procedimento de medidas com microfone sonda. CONCLUSÃO: as medidas com microfone sonda via teleconsulta fornece resultados confiáveis e similares aos obtidos pelo procedimento padrão.

Keywords : Audição; Auxiliares de Audição; Perda Auditiva; Telemedicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese