SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The acquisition of simple and complex coda /S/ in children with phonological disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

CARLINO, Fabiana Cristina; PRETTE, Almir Del  and  ABRAMIDES, Dagma Venturini Marques. Avaliação do grau de inteligibilidade de fala de crianças com desvio fonológico: implicações nas habilidades sociais. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 10-16.  Epub Oct 14, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000106.

OBJETIVO: analisar a relação entre o grau de inteligibilidade de fala e as habilidades sociais de comunicação em crianças com diagnóstico de desvio fonológico. MÉTODO:participaram deste estudo 10 crianças, diagnosticadas com desvio fonológico, com idade cronológica média de 7,28 anos, sendo três do gênero feminino e sete do masculino, que realizavam terapia de linguagem duas vezes por semana em uma clínica escola de uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. As crianças foram submetidas à avaliação da fonologia por meio do instrumento ABFW, sendo que a gravidade do desvio fonológico foi baseada no cálculo do Percentual de Consoantes Corretas (PCC). E em seguida foram filmadas em situações estruturas de interação de maneira tal a obter uma amostra de fala espontânea, para caracterizar o grau de inteligibilidade de fala (GIF), além de observar presença ou ausência dos componentes das habilidades sociais de comunicação (HSC). Para analisar a relação entre GIF e HSC foi utilizado o coeficiente de Spearman. RESULTADOS:foi possível caracterizar as classes de HSC que encontram-se deficitárias em crianças diagnosticas com desvio fonológico, além de verificar uma relação significante e positiva entre o GIF e o HSC, mostrando que quanto maior o GIF maior a dificuldades nas HSC. CONCLUSÃO: o estudo verificou a relação entre GIF e HSC, além de identificar as classes de HSC que encontram-se deficitárias em crianças com diagnóstico de desvio fonológico, favorecendo a elaboração de instrumentos para avaliação e intervenção, permitindo assim, um melhor planejamento para cada caso.

Keywords : Comunicação; Desenvolvimento da Linguagem; Linguagem Infantil; Relações Interpessoais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese