SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1"King archie, who was quite grouchy" - a vocal dysphonia health education projectKitchen workshop on the speech-language therapeutic processes of a patient with Prader-Willi syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

WIETHAN, Fernanda Marafiga  and  MOTA, Helena Bolli. Ambientes linguísticos para a produção das fricativas /z/, /∫/e //: variabilidades na aquisição fonológica de seis sujeitos. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 179-187.  Epub Oct 28, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000111.

TEMA: percursos de aquisição fonológica de crianças tratadas com ambientes favoráveis em oposição aos ambientes pouco favoráveis e neutros para a produção de /z/, /∫/e /ℑ/na terapia fonológica. PROCEDIMENTOS: foram selecionadas seis crianças com desvio fonológico e idades entre 4:7 e 7:8 para participarem do estudo. As mesmas estavam devidamente autorizadas por seus responsáveis. Foram realizadas avaliações fonoaudiológicas e complementares para diagnóstico do desvio fonológico. Os sujeitos foram pareados de acordo com a gravidade do desvio fonológico, sexo, faixa etária e aspectos do sistema fonológico em relação aos fonemas alterados. Metade das crianças foi tratada com palavras em que os fonemas /z/, /∫/e /ℑ/encontravam-se em ambientes favoráveis e a outra metade com ambientes pouco favoráveis e neutros. Foram realizadas oito sessões e, após estas, novas avaliações foram realizadas para descrever e comparar qualitativamente os percursos de aquisição fonológica dos sujeitos por meio do Modelo Implicacional de Complexidade de Traços. RESULTADOS: os resultados indicaram discreta vantagem na evolução terapêutica de dois sujeitos tratados com ambientes favoráveis, em relação a seus pares. Porém, uma criança tratada com ambientes pouco-favoráveis e neutros, obteve resultados mais positivos do que seu par. CONCUSÃO: os ambientes favoráveis à produção das fricativas /z/, /∫/e /ℑ/ não determinaram o sucesso terapêutico, porém influenciaram positivamente a evolução fonológica dos sujeitos do estudo.

Keywords : Criança; Distúrbios da Fala; Fonoterapia; Fala.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese