SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Linguistic environments for the production of the fricatives /z/, /∫/and /ℑ/: variability in the phonological acquisition of six subjectsCase study discussed under the light of different stuttering therapy approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

ZAMBOTTI, Nathalia  and  SOUZA, Luiz Augusto de Paula. Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 188-195.  Epub Nov 03, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000121.

TEMA: o objetivo deste estudo é descrever e analisar os efeitos do trabalho fonoaudiológico em Oficina de Cozinha, em processo terapêutico de um paciente portador da síndrome de Prader-Willi. PROCEDIMENTOS: a pesquisa é um estudo de caso de uma criança de 5 anos portadora da Síndrome de Prader-Willi, que apresentava atraso de linguagem e transtornos alimentares. A criança participou durante sete meses do processo terapêutico em Oficina de Cozinha, associado à terapia fonoaudiológica individual. O registro do material clínico foi realizado sistematicamente por escrito, ao longo de cada uma das sessões. RESULTADOS: o caso estudado modificou para melhor seu funcionamento miofuncional oral e de linguagem, como por exemplo: organizando sua função mastigatória e ganhando autonomia da capacidade discursiva. Assumindo a indissociabilidade entre o orgânico e o psíquico, a criança, que apresenta marcas orgânicas advindas da Síndrome, usufruiu de potencialidades da Oficina de Cozinha. CINCLUSÃO: as Oficinas de Cozinha, na condição de dispositivo terapêutico fonoaudiológico, mostrou-se pertinente à articulação biopsíquica no tratamento de pacientes cujas marcas orgânicas determinam limites e especificidades à aquisição e à circulação na linguagem, como são os casos de portadores da síndrome de Prader-Willi.

Keywords : Transtornos da Linguagem; Transtornos da Alimentação; Fonoaudiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)