SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Ambientes linguísticos para a produção das fricativas /z/, /∫/e /ℑ/: variabilidades na aquisição fonológica de seis sujeitosEstudo de caso discutido à luz das diferentes abordagens para a terapia da gagueira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

ZAMBOTTI, Nathalia  e  SOUZA, Luiz Augusto de Paula. Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 188-195.  Epub 03-Nov-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000121.

TEMA: o objetivo deste estudo é descrever e analisar os efeitos do trabalho fonoaudiológico em Oficina de Cozinha, em processo terapêutico de um paciente portador da síndrome de Prader-Willi. PROCEDIMENTOS: a pesquisa é um estudo de caso de uma criança de 5 anos portadora da Síndrome de Prader-Willi, que apresentava atraso de linguagem e transtornos alimentares. A criança participou durante sete meses do processo terapêutico em Oficina de Cozinha, associado à terapia fonoaudiológica individual. O registro do material clínico foi realizado sistematicamente por escrito, ao longo de cada uma das sessões. RESULTADOS: o caso estudado modificou para melhor seu funcionamento miofuncional oral e de linguagem, como por exemplo: organizando sua função mastigatória e ganhando autonomia da capacidade discursiva. Assumindo a indissociabilidade entre o orgânico e o psíquico, a criança, que apresenta marcas orgânicas advindas da Síndrome, usufruiu de potencialidades da Oficina de Cozinha. CINCLUSÃO: as Oficinas de Cozinha, na condição de dispositivo terapêutico fonoaudiológico, mostrou-se pertinente à articulação biopsíquica no tratamento de pacientes cujas marcas orgânicas determinam limites e especificidades à aquisição e à circulação na linguagem, como são os casos de portadores da síndrome de Prader-Willi.

Palavras-chave : Transtornos da Linguagem; Transtornos da Alimentação; Fonoaudiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português