SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Kitchen workshop on the speech-language therapeutic processes of a patient with Prader-Willi syndromeProduction of knowledge on oral narratives: contributions to research on child language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

SILVA, Larissa Severa da  and  FERREIRA, Maria Inês Dornelles da Costa. Estudo de caso discutido à luz das diferentes abordagens para a terapia da gagueira. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 196-206.  Epub Dec 05, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000132.

TEMA: na atualidade, a gagueira pode apresentar definições distintas de acordo com a abordagem defendida pelos autores para fundamentar tal distúrbio. O trabalho tem como objetivo discutir tais abordagens na terapia do caso em questão, aplicando suas técnicas terapêuticas e adequando-as conforme o contexto em questão e a aceitação do indivíduo para com as atividades, promovendo o desenvolvimento dos objetivos, procedimentos e técnicas utilizados na terapêutica para a gagueira. PROCEDIMENTOS: estudo longitudinal de um paciente de 14 anos, atendido em dois momentos: entre 2005/2006, ano em que recebeu alta com indicação de monitoramento, e 2008/2009 época em que retorna ao atendimento devido à recidiva. No estudo, são consideradas as diferentes abordagens: psicolinguística da fluência, neurolinguística e motora da gagueira, vertente contextualizada e abordagem fenomenológica da gagueira. RESULTADOS: na evolução, observou-se a diminuição considerável da gagueira e dos movimentos compensatórios, bem como, comportamento e postura adequados e uma melhor socialização. CONCLUSÃO: o estudo das abordagens consideradas na terapia propiciou a realização do atendimento que atingiu os objetivos propostos. Além disso, o paciente contribuiu no direcionamento da terapia conforme sua aceitação e aplicação em sua vida, revelando, dessa forma, quais condutas foram mais efetivas e puderam contribuir de forma mais direta com a sua qualidade de vida e sua evolução.

Keywords : Gagueira; Terapia da Linguagem; Linguagem; Fonoterapia; Estudo de Caso; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese