SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número5Contributos para a construção de um texto foneticamente equilibrado para o Português-EuropeuComportamento reológico e nomenclatura dos alimentos utilizados por fonoaudiólogos de serviços de disfagia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

MORAES, Klyvia Juliana Rocha de et al. Eletromiografia de superfície: proposta de um protocolo para músculos cervicais. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 918-924.  Epub 05-Dez-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000133.

OBJETIVO: apresentar uma proposta de avaliação da eletromiografia de superfície em músculos cervicais de forma específica e detalhada, com a finalidade de padronizar o método de coleta do sinal elétrico nesta musculatura. MÉTODO: os pesquisadores tomaram como referência as publicações já existentes, acerca do tema proposto, na qual foi evidenciada a necessidade de padronização, maior reprodutibilidade, clareza e maior especificidade para a avaliação eletromiográfica de superfície dos músculos esternocleidomastóideo e das fibras superiores do trapézio. O processo de elaboração da proposta do protocolo abrangeu a limpeza da região avaliada, a colocação e posicionamento dos eletrodos, as tarefas realizadas para a coleta do sinal elétrico, e os parâmetros a serem registrados e interpretados do sinal eletromiográfico. Este método de avaliação aplicou-se em 24 voluntários saudáveis de ambos os sexos, com média de idade em 26 anos, sendo utilizado o eletromiógrafo da marca Miotool 400 com 4 canais. RESULTADO: um método de avaliação eletromiográfico de superfície nos músculos esternocleidomastídeo e fibras superiores do trapézio foi elaborado, e testado para demonstrar a melhor forma de coleta do sinal elétrico para estes músculos. CONCLUSÃO: apresentamos uma proposta de protocolo para a avaliação da eletomiografia de superfície nos músculos cervicais, permitindo aos profissionais da saúde e estudiosos do tema, maiores informações sobre o método de avaliação do potencial elétrico dos músculos esternocleidomastóideo e das fibras superiores do trapézio. Estes conhecimentos servirão como coadjuvantes numa terapia mais específica.

Palavras-chave : Eletromiografia; Eletrodos; Seleção do Sítio; Impedância Elétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês