SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Dor muscular em cabeça e pescoço e medidas vocais acústicas de fonte glóticaCaracterísticas de mastigação e deglutição na doença de Alzheimer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

OLIVEIRA, Rosany Larissa Brito de; NORONHA, Walter Pinheiro  e  BONJARDIM, Leonardo Rigoldi. Avaliação da performance mastigatória em indivíduos respiradores nasais e orais. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 114-121.  Epub 28-Out-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000112.

OBJETIVO: avaliar, por meio da mastigação sequencial de uma "pastilha" artificial de Optosil, o desempenho mastigatório de indivíduos respiradores nasais e orais. MÉTODO: participaram sessenta sujeitos dentados na faixa etária de 14 a 22 anos. Uma "pastilha" de Optosil foi fornecida a cada participante, que executou 20 ciclos mastigatórios, os fragmentos foram colocados numa coluna de sete peneiras, sendo, posteriormente pesados numa balança de precisão. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e inferencial (Teste T e ANOVA). RESULTADOS: os grupos respiradores nasais e respiradores orais foram constituídos de 30 jovens cada, com idade média de 17,87 e 17,83 anos respectivamente. Com relação ao gênero houve predominância do gênero feminino no grupo respirador oral e do gênero masculino no grupo respirador nasal Os cinco diagnósticos mais prevalentes no grupo respirador oral foram hipertrofia de adenóide, rinite alérgica, sinusite, asma e hipertrofia de amígdala. Por fim, ao ser realizado o Teste T, não foi encontrada diferença estatística na performance mastigatória nos respiradores orais e nasais (p>0,05). CONCLUSÃO: o padrão respiratório não foi um fator determinante na performance mastigatória.

Palavras-chave : Mastigação; Eficiência; Respiração Bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português