SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Manifestações clínicas e fonoaudiológicas na Síndrome de Turner: estudo bibliográficoA comunicação não-verbal na área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

BELO, Luciana Rodrigues; CORIOLANO, Maria das Graças Wanderley de Sales; MENEZES, Danielle Carneiro de  e  LINS, Otávio Gomes. Valores referenciais da eletromiografia de músculos envolvidos na deglutição: uma revisão sistemática. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 156-163.  Epub 15-Jul-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000072.

TEMA: normalidade da eletromiografia de superfície de músculos envolvidos na deglutição. OBJETIVO: investigar se a literatura aponta valores referenciais de normalidade para a duração, amplitude e características dos eletromiogramas dos músculos envolvidos na deglutição (orbicular da boca, masseter, músculos da região supra-hióidea e músculos da região infra-hióidea cobertos pelo músculo platisma). CONCLUSÃO: a busca resultou em 33 referências, das quais somente cinco enquadraram-se nos critérios de inclusão. Apenas uma referência foi classificada com um bom nível de qualidade pela escala de Jadad com modificações. Os artigos selecionados podem não apontar valores referenciais confiáveis principalmente para a amplitude e morfologia da eletromiografia de superfície, pois utilizaram uma freqüência de amostragem inadequada para os registros eletromiográficos o que potencializa a obtenção de dados distorcidos da atividade muscular. Tendo em vista a variabilidade inter e entre os sujeitos, a literatura sugere a realização de técnicas de normalização do sinal eletromiográfico.

Palavras-chave : Eletromiografia; Deglutição; Músculos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português