SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Study of the relationship between chewing and head and neck posture: systematic reviewRehabilitation of smell and taste functions in total laryngectomy: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

OLIVEIRA, Luciele Dias; FLORES, Mariana Rodrigues  and  SOUZA, Ana Paula Ramos de. Fatores de risco psíquico ao desenvolvimento infantil: implicações para a fonoaudiologia. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 333-342.  Epub June 17, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000054.

TEMA: fatores de risco psíquico ao desenvolvimento infantil e as implicações para a fonoaudiologia. OBJETIVOS: estudar, por meio de uma revisão teórica os riscos psíquicos ao desenvolvimento infantil, com ênfase nos riscos para aquisição da linguagem, e discutir as implicações para a atuação fonoaudiológica em idade precoce. CONCLUSÃO: a partir da literatura revisada, constatou-se que crianças que convivem com riscos biológicos e, sobretudo psíquicos, nos primeiros anos de vida, são mais propensas a desenvolver problemas que podem afetar o seu desenvolvimento. Assim, considera-se a necessidade daatuação fonoaudiológica estar vinculada a uma constante observação dos fatores de risco psíquico ao desenvolvimento infantil e aquisição da linguagem, podendo participar da detecção e estimulação precoces em uma perspectiva promocional.

Keywords : Desenvolvimento Infantil; Fatores de Risco; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese