SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Neonatal hearing screening using auditory steady state responses with amplitude modulated white noise stimuliComparative analysis of otoacoustic emissions with tympanometry in 0-6 month infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

NASCIMENTO, Ludimila Souza  and  LEMOS, Stela Maris Aguiar. A influência do ruído ambiental no desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 390-402.  Epub Aug 19, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000093.

OBJETIVO: caracterizar o desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração no silêncio e na presença de ruído ambiental. METODO: trata-se de estudo experimental transversal, com amostra de conveniência, composta por 70 estudantes, que responderam a um formulário de percepção do ruído ambiental. O nível de ruído da escola foi avaliado com medidor de nível de pressão sonora. Os estudantes foram submetidos à avaliações (fala, motricidade orofacial, linguagem e simplificada do processamento auditivo) e distribuídos em dois grupos (G1 sem alteração fonoaudiológica e G2 com alteração fonoaudiológica). Foram realizados também os testes de padrão tonal de frequência e duração (silêncio e ruído). RESULTADOS: o nível médio de pressão sonora da escola variou de 57,2 dB(A) na sala de informática a 83,6 dB(A) na quadra de esportes. Segundo os estudantes, o que mais interfere em suas atividades é o barulho de conversas durante a aula. Quanto aos testes de padrão tonal de frequência (TPF) e duração (TPD), observou-se que a média de acertos no ambiente silencioso foi maior que no ambiente ruidoso. O G1 apresentou melhor desempenho no TPD e TPF que G2. No ruído houve piora no desempenho dos dois grupos (G1 e G2) nos testes. CONCLUSÃO: os níveis de pressão sonora da escola encontram-se elevados e fora do padrão recomendado pelas normas nacionais. No ruído, houve piora no desempenho dos testes nos dois grupos estudados.

Keywords : Ruído; Testes Auditivos; Aprendizagem; Efeitos do Ruído; Percepção Auditiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese