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Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

CELIN, Sorel Herrera; GOBBI, Flávia Horta Azevedo  and  LEMOS, Stela Maris Aguiar. Fonoaudiologia e humanização: percepção de fonoaudiólogas de um hospital público. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 516-527.  Epub Mar 13, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000015.

OBJETIVO: investigar o conhecimento e aplicação da Política Nacional de Humanização por fonoaudiólogos de um hospital público de Belo Horizonte. MÉTODO: trata-se de um estudo qualitativo que teve como instrumento de coleta de dados um formulário elaborado pelas pesquisadoras. A amostra foi composta por 25 fonoaudiólogas de um hospital público. Foi realizada análise quantitativa das questões de caracterização da amostra e análise quanti-qualitativa de conteúdo na qual foram identificadas e elencadas as categorias de análise e a frequência de ocorrência dos conteúdos e expressões para as questões discursivas. RESULTADOS: na análise quantitativa, percebeu-se que 68% das fonoaudiólogas eram formadas há mais de cinco anos; 88% tinham pós-graduação; 56% atuavam na área de Audiologia; 52% atuavam também em instituições privadas e 60% referiram conhecer a PNH. Na análise qualitativa, as necessidades/demandas apontadas para garantia do atendimento humanizado constaram dos eixos temáticos gestão e organização dos serviços de saúde, instrumentalização do trabalhador da saúde, multiprofissional e intersetorial, além do respeito às demandas e direitos do usuário. CONCLUSÃO: o conceito de humanização apresentado pelas fonoaudiólogas está em consonância com o descrito na PNH. E quanto aos eixos para garantia da atenção humanizada tomando com referência a instituição, o usuário e o profissional, as entrevistadas citaram parcialmente os princípios da Política Nacional de Humanização.

Keywords : Humanização da Assistência; Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Atenção Terciária à Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.

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