SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Compensatory articulation associated to cleft palate or velopharyngeal dysfunction: literature reviewBody posture and the stomatognathic functions in mouth breathing children: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

RIBEIRO, Vanessa Veis; PANHOCA, Ivone; DASSIE-LEITE, Ana Paula  and  BAGAROLLO, Maria Fernanda. Grupo terapêutico em fonoaudiologia: revisão de literatura. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 544-552.  Epub Dec 05, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000131.

TEMA: grupo terapêutico fonoaudiológico. OBJETIVO: revisar, de maneira sistemática, pesquisas advindas de todas as áreas da Fonoaudiologia que envolveram abordagens grupais, na realidade brasileira. Foi realizada busca nos bancos de dados das bases SciELO e LILACS no período de 2005 a 2010. Foram selecionados os estudos cujos conteúdos dos resumos relacionavam-se com o objetivo da presente pesquisa. Como forma de categorização dos dados, optou-se pela análise dos seguintes aspectos: público-alvo, ano de publicação e área da Fonoaudiologia envolvida. CONCLUSÃO: observa-se um número restrito de publicações referentes ao tema (28 artigos). A maior parte dos trabalhos foi realizada com público adulto, seguido de grupos de crianças, adolescentes e idosos, respectivamente. Foi baixo o índice de artigos envolvendo grupos de familiares. Dentre as áreas da Fonoaudiologia, a de Linguagem tem o maior número de publicações envolvendo grupos, seguida pelas áreas de Voz e Audiologia. Em relação ao ano de publicação, observou-se que, de maneira geral, tem havido decréscimo do número de publicações sobre o assunto desde o ano de 2007. Concluiu-se que é restrito o número de publicações sobre grupo terapêutico na área de Fonoaudiologia. Considera-se que além de novos estudos sobre a prática grupal, outros trabalhos de revisão devam assumir a análise de categorias como aspectos metodológicos, estratégias de atuação e resultados obtidos nos processos terapêuticos grupais.

Keywords : Processos Grupais; Fonoaudiologia; Fonoterapia; Prática de Grupo; Terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese