SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Therapeutic Group in Speech Language and Hearing Sciences: literature reviewGoldenhar Syndrome: speech-language approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

MACHADO, Patricia Girarde; MEZZOMO, Carolina Lisbôa  and  BADARO, Ana Fátima Viero. A postura corporal e as funções estomatognáticas em crianças respiradoras orais: uma revisão de literatura. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 553-565.  Epub Apr 26, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000033.

A postura corporal das crianças é objeto de crescente estudo na fisioterapia, assim como as crianças respiradoras orais o são na fonoaudiologia. Este estudo tem por objetivo verificar, na literatura científica, as funções estomatognáticas, a postura corporal e suas relações, em crianças respiradoras orais. Trata-se de uma revisão da literatura sobre a postura corporal, e o sistema estomatognático e suas relações em respiradores orais obstrutivos e funcionais. Buscou-se nas bases de dados eletrônicos MEDLINE, SCIELO e LILACS, e Googlecientífico, artigos que relacionassem esses temas nos últimos 10 anos. Os artigos selecionados foram organizados de acordo com os autores, o título, a origem, a faixa etária e o ano de publicação. Após a seleção dos textos, foram identificados apenas quatro trabalhos que relacionam postura, sistema estomatognático e respiração oral; dois que relacionam sistema estomatognático e postura; e a maioria, treze que estudam sistema estomatognático e respiração oral; dentre outros. Notou-se que há uma escassez de informações sobre a relação da postura corporal com o sistema estomatognático em respiradores orais. A escassez é ainda maior quando se compara o grupo de respiradores orais obstrutivos e respiradores orais funcionais relacionando a postura corporal com o sistema estomatognático.

Keywords : Postura; Sistema Estomatognático; Respiração Bucal; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese