SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Síndrome de Goldenhar: uma abordagem fonoaudiológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

MORO, Michele Paula  e  SOUZA, Ana Paula Ramos de. A entrevista com os pais na terapia do espectro autístico. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.3, pp. 574-587.  Epub 29-Jul-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000075.

TEMA: entrevistas continuadas com mães e pais de sujeitos com espectro autístico no processo terapêutico em Fonoaudiologia. PROCEDIMENTOS: as entrevistas com os pais dos sujeitos foram feitas quinzenalmente por 24 meses consecutivos e o conteúdo foi anotado logo após sua realização, para análise posterior. Os dados foram analisados considerando o contexto global de cada caso. RESULTADOS: o espaço aberto pelas entrevistas continuadas foi fundamental para que os pais debatessem suas dúvidas sobre as limitações dos filhos e para que refletissem sobre aspectos como o brincar, a comunicação e o estabelecimento de limites com os filhos. Ou seja, os pais puderam refletir sobre o próprio exercício da função parental. Esse processo foi mais intenso no grupo de mães do que no de pais. Como efeito houve melhora dialógica e do brincar entre os pais e seus filhos. CONCLUSÃO: a entrevista continuada apresentou-se como aspecto fundamental do processo terapêutico realizado sob a perspectiva teórica que inclui a psicanálise e a concepção interacionista de aquisição da linguagem.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Entrevista; Linguagem; Comportamento Materno; Transtorno Autístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português