SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Estudo da qualidade de vida em indivíduos com paralisia facial periférica crônica adquiridaPerfil mercadológico do profissional fonoaudiólogo atuante na área de triagem auditiva escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

OSHIRO, Lívia Tamie; SILVEIRA, Marcela Rosana Maia da  e  GIL, Daniela. Influência do tipo de transdutor no mascaramento em deficiência auditiva condutiva e mista bilateral. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.4, pp. 635-640.  Epub 13-Dez-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000142.

OBJETIVO: verificar a influência do tipo de transdutor na quantidade de mascaramento necessária para obtenção de limiares por vias aérea e óssea em indivíduos com deficiência auditiva condutiva e mista. MÉTODO: foram avaliados 16 indivíduos com presença de deficiência auditiva condutiva ou mista bilateral simétrica com gap aéreo-ósseo de no mínimo 15dBNA. Os indivíduos foram submetidos à anamnese, meatoscopia, medidas de imitância acústica, audiometria tonal liminar e audiometria vocal, realizadas com fones supra-aurais TDH-39 e com os fones de inserção ER-3A. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre as orelhas independentemente do tipo de transdutor. A quantidade de mascaramento utilizada com o fone de inserção ER-3A para testar a via aérea, nas frequências de 250Hz e 500Hz, foi menor do que a utilizada com o fone supra-aural, com significância estatística. CONCLUSÕES: há influência do tipo de transdutor na quantidade de mascaramento utilizada para obtenção dos limiares de via aérea e via óssea, principalmente nas frequências baixas, sendo que a quantidade de mascaramento com o fone de inserção é menor tanto para testar a via aérea como a via óssea.

Palavras-chave : Perda Auditiva Condutiva; Mascaramento Perceptivo; Auxiliares de Audição; Audiometria de Tons Puros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português