SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Eletromiografia de superfície do músculo masseter durante a mastigação: uma revisão sistemáticaZumbido e ansiedade: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

SCOPEL, Ramilla Recla; SOUZA, Valquíria Conceição  e  LEMOS, Stela Maris Aguiar. A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.4, pp. 732-741.  Epub 13-Dez-2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000139.

TEMA: o termo linguagem é definido como organizado sistema de símbolos, com propriedades particulares que desempenham a função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, o que permite que experiências sejam comunicadas e seus conteúdos transmitidos. O desenvolvimento da linguagem depende não somente das condições biológicas inatas de cada indivíduo, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e a escola. OBJETIVO: descrever e analisar as produções científicas relevantes para o entendimento da influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças por meio de revisão da literatura. CONCLUSÃO: as produções científicas apresentadas apontam a relevância da estimulação no âmbito familiar e escolaridade dos pais, porém pôde-se perceber a carência de estudos que relacionassem o desenvolvimento infantil com o ambiente escolar. Outro fator que chamou atenção foi a falta de estudos que correlacionem vocabulário e fonologia com os fatores ambientais escolares e familiares. A partir da revisão da literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na Fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas com novos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Ambiente; Família; Linguagem; Fonoaudiologia; Creches; Desenvolvimento Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português