SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Zumbido e ansiedade: uma revisão da literaturaDesempenho psicolinguístico e escolar de irmãos com mielomeningocele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

FRAZAO, Yasmin  e  MANZI, Silvia Bertacci. Eficácia da intervenção fonoaudiológica para atenuar o envelhecimento facial. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.4, pp. 755-762.  Epub 19-Nov-2010. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000124.

TEMA: eficácia da intervenção fonoaudiológica na estética facial para atenuar os sinais de envelhecimento. PROCEDIMENTOS: análise fotográfica e descrição do raciocínio clínico utilizado em três casos clínicos de clientes do sexo feminino, com queixas referentes à estética facial, que se submeteram ao atendimento fonoaudiológico. Foram realizadas a entrevista inicial, a avaliação das funções estomatognáticas, a avaliação da movimentação dos músculos da mímica expressiva e a documentação fotográfica e em vídeo. Com base nessa avaliação e na queixa das clientes foram estabelecidas as metas terapêuticas. Em cada um dos casos foi proposto um raciocínio clínico especifico e individualizado, levando-se em consideração a sinergia muscular e a presença ou ausência de flacidez de pele. Durante doze sessões, com duração de 50 minutos, foram feitos exercícios musculares funcionais e massagens na face. As clientes foram orientadas a manter uma rotina diária de procedimentos em casa. RESULTADOS: após o atendimento fonoaudiológico pode-se observar que os sinais de envelhecimento foram atenuados, sendo esse resultado compatível às expectativas das clientes, que expressaram satisfação ao final do atendimento. CONCLUSÃO: constatou-se a eficácia da intervenção fonoaudiológica, por meio da documentação fotográfica, como resultado da aplicação de um raciocínio clínico individualizado, específico da área de motricidade orofacial com enfoque em estética.

Palavras-chave : Fonoterapia; Estética; Rejuvenescimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português