SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Written narrative practices: speech-language pathology intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

FERREIRA, Amanda Tragueta  and  LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin. Comparação do léxico de crianças com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico de mesma idade mental. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 786-791.  Epub June 03, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000041.

OBJETIVO: verificar o desempenho lexical, receptivo e expressivo, de crianças com Síndrome de Down e comparar com o desempenho lexical de crianças com desenvolvimento típico pareados por sexo e idade mental. MÉTODO: participaram do estudo 40 crianças, 20 com síndrome de Down (grupo experimental - GE), de ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 36 e 71 meses e 20 crianças com desenvolvimento típico (grupo controle - GC) pareadas quanto ao sexo e idade mental (avaliação psicológica com o instrumento Nova Versão do Método Stanford-Binet, adaptado por Terman e Merril) com o GE. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis legais, estes responderam um protocolo de anamnese, contendo informações sobre a vida pregressa do participante. A avaliação foi composta pela aplicação do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), que avalia vocabulário receptivo, e do Teste de Linguagem Infantil ABFW - Vocabulário Parte B, que avalia vocabulário expressivo. RESULTADOS: os participantes do GE apresentaram desempenho inferior ao GC no TVIP e na designação verbal usual do ABFW, com diferenças estatisticamente significantes. Verificou-se correlação entre o desempenho no vocabulário receptivo e expressivo de ambos os grupos. CONCLUSÃO: verificou-se que o desempenho lexical, receptivo e expressivo, das crianças com SD é inferior ao de crianças com desenvolvimento típico, mesmo quando pareadas pela idade mental.

Keywords : Síndrome de Down; Linguagem; Vocabulário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese