SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Comparing the lexicon of children with Down syndrome and typically developing the same mental agePerformance in phonological awareness, rapid naming, reading and writing in students with secondary dyslexia to mental retardation and with good academic performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

CARNIO, Maria Sílvia; ALVES, Débora Cristina; REHEM, Laís Oliveira  and  SOARES, Aparecido José Couto. Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 792-798.  Epub May 20, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000032.

OBJETIVO: analisar a efetividade de um Programa de Promoção de Narrativas Escritas, em escolares da terceira série do Ensino Fundamental de uma escola pública. MÉTODO: vinte e um escolares de 3ª séries (14 meninas e sete meninos), entre oito anos e sete meses e 10 anos, foram avaliados quanto à produção escrita livre com base em um tema proposto antes e após um Programa de Práticas de Narrativas Escritas. As produções escritas foram analisadas qualitativa e quantitativamente por meio dos critérios das Competências Comunicativas (Genérica, Enciclopédica e Linguística), sendo o desempenho classificado como Ruim, Regular, Bom e Ótimo de acordo com a pontuação adquirida. Estes dados foram classificados e comparados nos momentos inicial e final do programa e receberam tratamento estatístico. RESULTADOS: houve um aumento estatístico significante no número de sujeitos que obtiveram a classificação Ótimo na avaliação final. Quando os dados foram agrupados em dois: Ruim/Regular e Ótimo/Bom também houve uma significância estatística entre os momentos inicial e final uma vez que o número de sujeitos do grupo Ruim/Regular reduziu-se enquanto que o Ótimo/Bom aumentou significantemente. CONCLUSÕES: o programa proposto foi efetivo uma vez que os escolares mostraram-se muito motivados e realizaram produções narrativas escritas melhor elaboradas em relação às Competências Comunicativas.

Keywords : Redação; Saúde Pública; Ensino; Educação Baseada em Competências; Avaliação Educacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese