SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Written narrative practices: speech-language pathology interventionEffects of Literacy (ies) on the social constitution of the subject: speech therapy considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

GERMANO, Giseli Donadon et al. Desempenho em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 799-807.  Epub Dec 13, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000140.

OBJETIVOS: caracterizar o desempenho em provas de consciência fonológica, de nomeação rápida e de leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Marília-SP, com faixa etária de 8 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, divididos em GI (10 escolares com o diagnóstico interdisciplinar de dislexia secundária a retardo mental leve) e GII (10 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo e faixa etária com o GI). Os escolares foram submetidos à Prova de Consciência Fonológica, à Prova de Leitura e Escrita e à Prova de Nomeação Automatizada Rápida. RESULTADOS: houve diferença significante em relação ao desempenho dos escolares nas provas silábicas e fonêmicas, na prova de leitura e escrita e na prova de nomeção rápida; os escolares de GII apresentaram melhor desempenho que os escolares de GI. CONCLUSÃO: houve relação entre os achados de velocidade de nomeação, leitura oral e escrita sob ditado, sendo relacionados ao déficit fonológico, à característica cognitivo-linguística do GI e à interferência da falta de instrução direta da correspondência grafofonêmica em situação de atividades acadêmicas para ambos os grupos.

Keywords : Dislexia; Retardo Mental; Leitura; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese