SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Posture, lips and tongue tone and mobility of mouth breathing childrenSurface electromyographic characterization of swallowing in subjects with and without swallowing disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

LEMOS, Ana Carolina Oliveira  and  KATZ, Cintia Regina Tornisiello. Condições de saúde bucal e acesso ao tratamento odontológico de pacientes com paralisia cerebral atendidos em um centro de referência do Nordeste - Brasil. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 861-871.  Epub June 05, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000045.

OBJETIVO: avaliar a ocorrência de cárie dentária e necessidades de tratamento em crianças com paralisia cerebral atendidas no setor de Odontologia de um centro de referência do Nordeste do Brasil (Associação À Criança Deficiente; Recife-Brasil); e conhecer suas principais dificuldades no acesso ao tratamento odontológico. MÉTODO: a amostra foi composta por livre demanda de 167 pacientes de seis a 12 anos. A experiência de cárie foi avaliada de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde. RESULTADOS: a grande maioria das crianças (70,7%) apresentava paralisia cerebral do tipo espástica. Dos que tiveram dificuldades no acesso ao tratamento (46,1%), a maioria relatou a falta de profissional capacitado (34,1%). A prevalência de cárie foi de 61,1% na dentição decídua e 26,3% na permanente. Aproximadamente 60% dos pesquisados necessitavam de algum tipo de tratamento da cárie. Observou-se que, em comparação com estudos realizados em outras regiões do Brasil, as crianças pesquisadas apresentaram experiência de cárie mais elevada. CONCLUSÃO: verificou-se a necessidade de melhorar a assistência odontológica a esses pacientes, principalmente no interior do estado, de forma quantitativa, qualitativa e integrada com ações multidisciplinares.

Keywords : Paralisia Cerebral; Criança; Cárie Dentária; Acesso aos Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese