SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Profile of patients with cerebral palsy using gastrostomy and effects on caregiversFunctional ability and language of participant and non-participant elderly in groups of multidisciplinary intervention in primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

INDRUSIAK, Camila dos Santos  and  ROCKENBACH, Sheila Petry. Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas RS. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 943-951.  Epub Feb 14, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000011.

OBJETIVO: verificar a prevalência de desvio fonológico e processos fonológicos quanto ao sexo e a idade. MÉTODO: análise estatística e descritiva da Avaliação Fonológica Infantil de Yavas, Hernadorema e Lamprecht (2002), realizada com 60 pré-escolares de 4 a 6 anos de idade, de Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas-RS. A amostra foi composta por crianças cujos pais não relataram no questionário alterações auditivas, neurológicas, síndromes ou que estivessem realizando ou já tivessem realizado tratamento fonoaudiológico e/ou apresentassem alterações de origem fonética. RESULTADOS: a prevalência de desvio fonológico foi de 55%, sendo maior para o sexo masculino. A maior prevalência de desvio fonológico foi notada com crianças de 5 anos de idade. Os processos fonológicos mais encontrados foram de redução de encontro consonantal (46, 7%), apagamento de líquida final (40%) e substituição de líquida (30%). A relação da prevalência de processo fonológico com o sexo se mostrou de forma semelhante para ambos os sexos, com exceção do apagamento de sílaba átona que foi significante para o sexo masculino. CONCLUSÃO: a alta prevalência de desvio fonológico aponta a necessidade de inserção de programas públicos de promoção e prevenção à saúde da comunicação humana na atenção primária.

Keywords : Prevalência; Fonoaudiologia; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese