SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Access to service of speech therapy: implementing the embracement practice in Toledo City - PRCognitive, auditory and linguistic development in children exposed to music: production of national and international knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

WIETHAN, Fernanda Marafiga et al. O paradigma conexionista aplicado às pesquisas em linguagem. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.5, pp. 984-991.  Epub Dec 05, 2011. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000129.

O estudo trata da Teoria Conexionista e suas vertentes e de como este modelo teórico pode contribuir para a prática fonoaudiológica. O objetivo do trabalho foi reunir e discutir diversos estudos sobre a teoria conexionista aplicada à aprendizagem da linguagem, com o intuito de promover uma reflexão sobre as contribuições que esta teoria pode trazer à prática fonoaudiológica. A partir disso, verificou-se que os estudos baseados na teoria conexionista relacionados à Fonoaudiologia são predominantes na área de aquisição e terapia da linguagem, processamento auditivo e de leitura. Porém, os mesmos são escassos e pouco aplicados. Além disso, não há uma relação direta com as técnicas que podem ser utilizadas, mas sim com a análise da evolução terapêutica, especialmente na interpretação de como se dá o processo de aprendizagem da língua falada e/ou escrita.

Keywords : Fonoaudiologia; Cognição; Linguagem Infantil; Leitura; Fala.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese