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Formação acadêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos do estado da Bahia

Academic and professional training of speech and language pathology teachers in the state of Bahia

OBJETIVO: analisar a formação do corpo docente graduado em Fonoaudiologia com vistas ao delineamento do perfil acadêmico-profissional do mesmo. MÉTODO: estudo observacional, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa/ qualitativa, os dados de formação do universo de docentes fonoaudiólogos foram coletados por meio de questionário elaborado para esta finalidade e tratados com base na estatística descritiva. RESULTADOS: a análise mostrou o universo de 62 docentes, distribuídos por quatro IES, majoritariamente do gênero feminino e jovens, tendo realizado a graduação em outros estados, e cuja formação acadêmico-profissional demonstrou ser tecnicista e especializada com prerrogativa dos saberes técnicos pertinentes à profissão. CONCLUSÕES: é possível perceber que, apesar de uma formação que em sua maioria não contemplava a área da saúde coletiva, os docentes percebem essa necessidade e procuram, dentro das áreas de atuação, estabelecer alianças com ações preventivas.

Fonoaudiologia; Educação; Prática Profissional; Saúde Coletiva


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