SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Phonological changes obtained in the treatment based on the multiple opposition approachLibras discipline in speech language therapy academic context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

WIETHAN, Fernanda Marafiga  and  MOTA, Helena Bolli. Ambientes favoráveis para a produção de /z/, /∫/ e //: análise e comparação das mudanças ocorridas no sistema fonológico. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 324-333.  Epub Mar 13, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000014.

OBJETIVO: verificar os efeitos da terapia fonológica, utilizando o modelo de Ciclos Modificado, e comparar a evolução de dois grupos de crianças com desvio fonológico, um em cujo tratamento foram utilizadas palavras-alvo com contextos fonológicos favoráveis e outro em que foram utilizados os contextos pouco favoráveis e neutros, na aquisição das fricativas /z/, /∫/ e /ℑ/. MÉTODO: os sujeitos foram seis crianças com desvio fonológico e idades entre 4:7 e 7:8, devidamente autorizados a participarem da pesquisa. Os mesmos foram avaliados por meio de exames fonoaudiológicos e complementares para diagnosticar o desvio fonológico. Metade das crianças foi tratada com palavras em que os fonemas /z/, /∫/ e /ℑ/ encontravam-se em ambientes favoráveis e a outra metade com ambientes pouco favoráveis e neutros. Foram realizadas oito sessões e, após estas, nova avaliação de fala foi realizada. Foram analisadas as seguintes variáveis: mudanças ocorridas no sistema fonológico e no percentual de consoantes corretas-revisado. Para a análise dos dados aplicou-se o Teste de Wilcoxon (p<0,05). RESULTADOS: a evolução terapêutica foi estatisticamente significante para todos os sujeitos na maioria das variáveis, porém na comparação entre os grupos favorável e pouco favorável e neutro não foi observada diferença estatisticamente significante. CONCLUSÃO: a terapia resultou em evolução nos sistemas fonológicos de todos os sujeitos, porém a utilização de palavras-alvo com ambientes fonológicos favoráveis não determina melhor evolução terapêutica.

Keywords : Fala; Fonoterapia; Distúrbios da Fala; Criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese