SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Performance of students with attention deficit disorder and hyperactivity in metalinguistic and reading tasksElectrophysiological hearing assessment after traumatic brain injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

BEFI-LOPES, Debora Maria; NUNES, Camila de Oliveira  and  CACERES, Ana Manhani. Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 51-57.  Epub Mar 22, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000017.

OBJETIVOS: verificar a influência da idade no desempenho lexical e gramatical, e investigar a existência de correlação entre vocabulário expressivo e as medidas de extensão média de enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. MÉTODO: participaram do estudo trinta sujeitos com diagnóstico de alteração específica de linguagem, entre 4:0 a 6:11 anos, sendo dez de cada faixa etária. Todos realizaram de forma completa a prova de vocabulário expressivo (ABFW) e de Extensão Média do Enunciado, independente de gênero ou escolaridade. O estudo foi retrospectivo e a coleta de dados se baseou nas filmagens e gravações das provas acima mencionadas. RESULTADOS: o desempenho gramatical não apresentou diferença estatística entre as idades, mas foi observada correlação positiva entre o vocabulário expressivo e o uso de palavras de classe fechada, e entre o vocabulário expressivo e a extensão de palavras por enunciado (p-valor <0,05). CONCLUSÃO: a idade isolada não é capaz de predizer o aprimoramento do vocabulário e da gramática, porém a expansão do vocabulário de substantivos favorece o aumento do número de palavras por sentença e o uso de palavras com função exclusivamente gramatical.

Keywords : Linguagem Infantil; Transtornos de Linguagem; Testes de Linguagem; Vocabulário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese