SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Nipobrazilians orofacial measurements after pubertal growthQuality of life in voice: a study in Parkinson's disease and in adductor spasmodic dysphonia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

NEU, Aline Prade et al. Relação entre o tempo e o tipo de amamentação e as funções do sistema estomatognático. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 420-426.  Epub Mar 29, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000020.

OBJETIVO: investigar a relação do tempo e tipo de aleitamento com as funções de mastigação, deglutição e respiração. MÉTODO: a amostra foi constituída por 52 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 8 anos. Utilizando-se de questionário, foram coletados dados referentes ao tipo e tempo de amamentação e respiração das crianças. As mesmas foram submetidas à avaliação clínica das funções, a qual baseou-se no Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandido (AMIOFE- E). Os dados foram analisados de forma descritiva e estatística. Para testar a normalidade da variável quantitativa, utilizou-se o teste Lilliefors. Todas as relações entre variáveis foram realizadas por meio do teste Qui-quadrado, considerando nível de significância de 5%. RESULTADOS: não houve relação estatisticamente significante entre o tempo e o tipo de aleitamento e as variáveis respiração e deglutição. Encontrou-se significância estatística entre tipo de aleitamento e a mastigação, mas não entre o tempo de aleitamento e esta variável. Além disso, a relação significante não seguiu padrão esperado. CONCLUSÃO: foi possível concluir que, de um modo geral, não houve relação significante entre o tempo e o tipo de aleitamento com as funções estudadas, exceto pela significância entre o tipo de aleitamento e a mastigação. Provavelmente a falta de significância deva-se ao fato do desenvolvimento de todo o sistema estomatognático ter origem multifatorial. A significância estatística encontrada para a função de mastigação, visto que foi com padrão inesperado, pode ter ocorrido em virtude do restrito número de sujeitos em cada subgrupo.

Keywords : Sistema Estomatognático; Respiração Bucal; Amamentação; Mastigação; Deglutição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese