SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Perception of SUS users: expectation and satisfaction of care in the Family Health StrategyAcademic and professional training of speech and language pathology teachers in the state of Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

DADALTO, Eliane Varanda; NIELSEN, Carmem Silva Carvalho Barreira; OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon  and  TABORDA, Anelize. Levantamento da prevalência de distúrbios da comunicação em escolares do ensino público fundamental da cidade de Vila Velha/ES. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.6, pp. 1115-1121.  Epub Mar 29, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000024.

OBJETIVO: levantar a prevalência de distúrbios da comunicação na comunidade escolar do município de Vila Velha - ES. MÉTODO: participaram da pesquisa 1.103 crianças de 15 escolas municipais de ensino fundamental avaliadas em cinco momentos: a) levantamento situacional; b) apresentação da proposta e orientações à comunidade escolar; c) triagens fonoaudiológicas; d) triagens auditivas, e) retorno dos resultados à comunidade escolar. Neste trabalho, serão descritas as etapas c) e d) RESULTADOS: na triagem auditiva, das 1.103 crianças avaliadas, 22,4% falharam demonstraram algum tipo da alteração auditiva. Na triagem fonoaudiológica, das 1.014 crianças avaliadas, 30,4% apresentaram algum tipo de alteração na comunicação: 25% alteração de fala, 32,5% alteração na motricidade oral, 17,8% alteração na voz, 8,8% alteração de linguagem (oral e/ou escrita) e 15,9% apresentaram associação de duas ou mais alterações. CONCLUSÃO: as alterações mais encontradas, em ordem de frequência, foram: de motricidade orofacial, de fala, de voz, de audição, de linguagem (oral e/ou escrita). Verificou-se, ainda, em muitas crianças, a presença de duas ou mais alterações.

Keywords : Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Triagem Auditiva; Saúde Escolar; Educação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese