SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Prevalence of communication disorders in scholars of the municipal elementary school network of Vila Velha/ESMaternal education and development of language in 2-month to 2-year old children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

NARDI, Vanessa De; CARDOSO, Carla  and  ARAUJO, Roberto Paulo Correia de. Formação acadêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos do estado da Bahia. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.6, pp. 1122-1138.  Epub Apr 05, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000026.

OBJETIVO: analisar a formação do corpo docente graduado em Fonoaudiologia com vistas ao delineamento do perfil acadêmico-profissional do mesmo. MÉTODO: estudo observacional, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa/ qualitativa, os dados de formação do universo de docentes fonoaudiólogos foram coletados por meio de questionário elaborado para esta finalidade e tratados com base na estatística descritiva. RESULTADOS: a análise mostrou o universo de 62 docentes, distribuídos por quatro IES, majoritariamente do gênero feminino e jovens, tendo realizado a graduação em outros estados, e cuja formação acadêmico-profissional demonstrou ser tecnicista e especializada com prerrogativa dos saberes técnicos pertinentes à profissão. CONCLUSÕES: é possível perceber que, apesar de uma formação que em sua maioria não contemplava a área da saúde coletiva, os docentes percebem essa necessidade e procuram, dentro das áreas de atuação, estabelecer alianças com ações preventivas.

Keywords : Fonoaudiologia; Educação; Prática Profissional; Saúde Coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese