SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Perception of SUS users: expectation and satisfaction of care in the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

ETGES, Camila Lucia et al. Achados na triagem imitanciométrica e de processamento auditivo em escolares. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.6, pp. 1098-1107.  Epub Apr 05, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000028.

OBJETIVOS: verificar os achados da triagem imitanciométrica e dos testes da avaliação simplificada de processamento auditivo em escolares. MÉTODO: participaram da pesquisa alunos de 1ª a 4ª séries, de sete a dez anos de idade, de uma escola de ensino público de Porto Alegre. Foram avaliados 130 escolares na triagem imitanciométrica, que foi constituída por timpanometria e pesquisa do reflexo acústico ipsilateral e avaliação simplificada do processamento auditivo, incluindo testes de localização sonora, memória sequencial para sons verbais e memória sequencial para sons não verbais. RESULTADOS: na triagem imitanciométrica 43,08% dos escolares passaram, tendo a curva tipo A como mais frequente. O reflexo acústico em 4000 Hz teve percentual de presença inferior comparado com os demais. Passaram nos testes da avaliação simplificada do processamento auditivo 76,15% das crianças. Além disso, foi observado que o teste no qual os escolares obtiveram pior desempenho foi o de memória sequencial para sons verbais. Falharam na triagem imitanciométrica e na avaliação simplificada de processamento auditivo 12,3% dos escolares. CONCLUSÃO: a curva timpanométrica tipo A foi a mais frequente na população estudada. Na avaliação simplificada do processamento auditivo a maioria dos sujeitos passou, tendo maior frequência de acertos no teste de localização sonora. Não houve associação estatística entre o resultado da triagem imitanciométrica e o resultado da avaliação simplificada de processamento auditivo.

Keywords : Audição; Saúde Escolar; Percepção Auditiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese