SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Curricular supervised traineeship: perceptions of student-therapist in Speech, Language and Hearing Sciences in a hospitalAnalyzing the functions of speech therapists of NASF in Recife metropolitan region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

CALDEIRA, Helena Jesini Meira et al. Prevalência de alterações de fala em crianças por meio de teste de rastreamento. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.1, pp. 144-152.  Epub May 22, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000039.

OBJETIVO: conhecer a prevalência de alterações de fala em crianças que frequentam o 1º ano do ensino fundamental em escolas públicas de Montes Claros - MG no ano de 2010, por meio de teste de rastreamento, verificar os resultados da triagem com a variável sexo e conhecer os principais processos fonológicos presentes nas crianças pesquisadas. MÉTODO: utilizou-se o Teste de Rastreamento de Distúrbios Articulatórios de Fala - TERDAF adaptado, um instrumento validado para este fim. Os alunos foram selecionados aleatoriamente para a aplicação do teste. RESULTADOS: foram avaliadas 404 crianças com média de idade de seis anos e cinco meses, 52,0% eram do sexo feminino. A prevalência de alterações de fala foi de 33,7%. Pode-se observar presença de ceceio em 8,4% das crianças. Dos 137 alunos com alguma alteração nos processos fonológicos, os mais utilizados foram: substituição de /λ/ por /i/ ou /y/, /l/ por /r/, /z/ por /s/ e omissão do /l/ e /r/. A chance de alterações de fala em crianças do sexo masculino foi 2,53 vezes àquela do sexo feminino. A média do tempo gasto durante o teste foi de um minuto e dezoito segundos. Conclusão: a prevalência de crianças com alterações de fala está em acordo com outros estudos. Ações do profissional fonoaudiólogo em pareceria com educadores contribuem para facilitar a aprendizagem como medida preventiva.

Keywords : Prevalência; Transtornos da Articulação; Programas de Rastreamento; Fonoaudiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese