SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Recognition of Portuguese sentences lists test in silence and noise versus benefits for children and teenagers using hearing aidsAudiometric profile and evoked otoacoustic emissions per product of distortion in transit managers, exposed to carbon monoxide and noise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

TERTO, Sulamita da Silva Marcelino  and  LEMOS, Stela Maris Aguiar. Aspectos temporais auditivos em adolescentes do 6º ano do ensino fundamental. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.2, pp. 271-286.  Epub May 22, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000040.

OBJETIVO: esclarecer a relação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. MÉTODO: estudo descritivo-transversal com amostra de conveniência, composta por 82 estudantes, na faixa etária de 11 a 13 anos, sendo 43 do sexo feminino e 38 do sexo masculino do 6º ano de uma escola de financiamento privado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cada estudante respondeu a um formulário de caracterização da amostra, realizou o Teste de Desempenho Escolar e foi submetido aos testes que avaliam os aspectos temporais auditivos: Teste Padrão de Duração, Teste Padrão de Frequência e Teste Gap-in-Noise. RESULTADOS: os testes que avaliam os aspectos temporais auditivos não sofreram influência relacionada às variáveis sexo, idade, realização de atividades de musicalização e preferência manual. Com exceção da variável "acompanhamento fonoaudiológico" que apresentou significância estatística no teste Gap-in-Noise. Os subtestes do Teste de Desempenho Escolar que exerceram maior influencia no desempenho nos testes Padrão de Duração e Padrão de Frequência foram Escrita, seguida de Leitura e Aritmética. CONCLUSÃO: a análise dos dados revelou que há correlação entre desempenho escolar e aspectos temporais auditivos. Cabe ressaltar que os testes que avaliam a ordenação temporal complexa (Teste Padrão de Frequência e Teste Padrão de Duração) são influenciados pelo desempenho no Teste de Desempenho Escolar. Porém o mesmo não ocorre com o teste que avalia resolução temporal (Gap-in-Noise).

Keywords : Audição; Percepção Auditiva; Testes Auditivos; Estudantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese