SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Brainstem auditory evoked potential in subjects with sensorineural hearing lossesDifference between verbal and visual span in genders: pilot study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

BRAGA, Cleiciane Martins; MARTINS, Kelly Vasconcelos Chaves; QUEIROZ, Moisés Andrade dos Santos de  and  CAMARA, Marília Fontenele e Silva. Perfil mercadológico do fonoaudiólogo atuante na área de Audiologia Clínica. Rev. CEFAC [online]. 2013, vol.15, n.3, pp. 546-551.  Epub June 19, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000050.

OBJETIVO: investigar o perfil mercadológico do fonoaudiólogo atuante na área de audiologia clínica da cidade de Fortaleza, buscando identificar a formação em nível de pós-graduação, quantificar a faixa salarial, analisar o nível de satisfação do profissional e avaliar a jornada de trabalho e o vínculo empregatício desse profissional. MÉTODO: estudo transversal, realizado no período de fevereiro a abril de 2010, tendo-se aplicado um questionário acerca da atuação fonoaudiológica na área de Audiologia Clínica em 30 fonoaudiólogos, 29 (96,7%) do gênero feminino e um (3,3%) do gênero masculino, com idade média de 31,4 anos, variando entre 24 e 44 anos de idade, na cidade de Fortaleza, Ceará. O questionário abrangeu os seguintes itens: dados de formação acadêmica, remuneração, área de atuação, setor de atuação, jornada de trabalho em horas semanais, vínculo empregatício e nível de satisfação com a área de atuação. Os dados foram organizados e analisados estatisticamente por meio do teste de igualdade de duas proporções. RESULTADOS: treze (43,3%) dos fonoaudiólogos que atuam com Audiologia Clínica recebem entre quatro a seis salários mínimos. Vinte e quatro (80%) fonoaudiólogos atuantes na área da Audiologia Clínica são autônomos, quatro (13,3%) tem Carteira de Trabalho assinada e dois (6,7%) são pessoas jurídicas. Dezesseis (53,3%) dos fonoaudiólogos estão satisfeitos com a sua profissão. CONCLUSÃO: o fonoaudiólogo atuante na área de Audiologia Clínica na cidade de Fortaleza apresenta, predominantemente, curso de especialização, renda salarial entre quatro e seis salários mínimos, com jornada de trabalho de 10 a 20 horas semanais. A maioria são profissionais autônomos e sentem-se satisfeitos com sua atuação profissional.

Keywords : Área de Atuação Profissional; Audiologia; Capacitação Profissional; Fonoaudiologia; Mercado de Trabalho.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese