SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Characterization and follow-up of children with phonological disorderShaping the teaching: international dialogues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

MEZZOMO, Carolina Lisbôa et al. A influência das habilidades em consciência fonológica na terapia para os desvios fonológicos. Rev. CEFAC [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 328-335.  Epub Oct 26, 2012. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000093.

Este trabalho teve como objetivo analisar as habilidades em consciência fonológica e o progresso (inventário fonético e fonológico e as generalizações) na terapia fonológica. O grupo pesquisado foi constituído por cinco crianças com desvio fonológico, com idades entre 5:0 e 6:11, submetidas à terapia fonológica. Foram analisados os resultados obtidos na avaliação da consciência fonológica pré-tratamento, a fim de verificar o desempenho das crianças quanto ao seu conhecimento fonológico. Realizou-se a avaliação fonológica pré e pós-tratamento, em que foi possível obter os inventários fonéticos e fonológicos dos sujeitos. Após, foram analisadas as generalizações obtidas com a terapia fonológica (itens lexicais não utilizados no tratamento, outras posições na palavra, dentro de uma classe de sons, outra classe de sons). Os resultados evidenciaram que não existe relação entre o desempenho em tarefas de consciência fonológica e os progressos na terapia. Tais resultados corroboram os achados da literatura, confirmando que crianças com desvio fonológico podem ser capazes de responder adequadamente a tarefas metalinguísticas como a consciência fonológica, sem que essa condição as auxilie a corrigir os desvios de sua fala. Sugere-se que este assunto seja mais bem investigado com um número maior de sujeitos, bem como com a avaliação da consciência fonológica pré e pós-terapia, no intuito de se obter dados generalizáveis os quais serão importantes para o entendimento dos casos de desvio fonológico.

Keywords : Fala; Distúrbios da Fala; Percepção da Fala; Fonoterapia; Generalização da Resposta.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese