Acessibilidade / Reportar erro

Análise do ruído e intervenção fonoaudiológica em ambiente escolar: rede privada e pública de ensino regular

Objetivo

: mensurar os níveis de ruído, durante o ano letivo, em duas salas de aula do 1º ano do Ensino Fundamental, sendo uma da rede privada de ensino e outra da rede pública, frequentadas por alunos deficientes auditivos usuários de implante coclear; analisar se os níveis de ruídos encontrados estão de acordo com a Norma Brasileira, NBR 10.152 da ABNT (1990), e discutir com a equipe escolar estratégias que minimizem o impacto do ruído, na aprendizagem dos alunos deficientes auditivos.

Métodos

: foram realizadas oito mensurações do nível de ruído, empregando um dosímetro, modelo 1444, em cada sala de aula, sendo uma sala da rede privada e outra da rede pública de ensino. Concomitantemente às mensurações de ruído, foram feitas reuniões com os professores e gestores.

Resultados

: verificou-se que os níveis de ruído presente na rede pública variaram entre 74,3 e 79 dB (A) e que, na rede privada, os níveis de ruído variaram entre 76,1 e 80,9 dB (A). Também foram realizadas 8 reuniões em cada escola.

Conclusão

: diante dos dados, notaram-se elevados índices de ruído em ambiente escolar, não ocorrendo diferenças estatísticas entre as redes pública e privada de ensino regular. Com relação às reuniões mensais, foi possível observar que os educadores adotaram estratégias que auxiliam a comunicação no ambiente escolar. É evidente a necessidade da aquisição de recurso tecnológico de acessibilidade para alunos deficientes auditivos que utilizam a comunicação oral, o sistema de frequência modulada.

Educação; Ruído; Implante Coclear; Perda Auditiva; Audiologia


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br