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Processamento temporal, fonologia e escrita em crianças contaminadas por chumbo

Objetivos

: analisar o impacto das habilidades do processamento auditivo temporal e da fonologia na escrita de crianças contaminadas por chumbo.

Método

: participaram deste estudo 24 crianças de ambos os gêneros, com nível de plumbemia igual ou superior a 10µg/dL, sem alterações auditivas. Foram avaliados escrita espontânea, memória auditiva imediata, discriminação auditiva, consciência fonológica e feita triagem do processamento auditivo temporal. As crianças foram divididas em dois grupos (GE – crianças com trocas de consoante surda por sonora na escrita; GC – crianças sem alterações na escrita).

Resultados

: no GE, 8 crianças (67%) apresentaram alteração de discriminação auditiva, na PCF e desempenho não esperado no AFT-R (Subteste 1). No GC, apenas 1 criança (8%) apresentou alteração de discriminação auditiva e na PCF e desempenho não esperado no AFT-R (Subteste 1). O Teste Exato de Fisher indicou diferença significante entre os grupos nas habilidades de memória auditiva e discriminação auditiva.

Conclusão

: não houve diferença significante entre o desempenho na triagem do processamento auditivo temporal nos grupos avaliados. As crianças contaminadas pelo chumbo que apresentaram alteração de escrita obtiveram pior desempenho nas provas de consciência fonológica, discriminação auditiva, memória auditiva imediata.

Chumbo; Audição; Criança; Memória; Fonoaudiologia


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