Objetivo
comparar o desempenho das habilidades psicolinguísticas auditivas e visuais de crianças com PC-D.
Métodos
participaram dez crianças com PC-D, classificados por meio da escala Gross Motor Function Measure System (GMFMS), de idade entre quatro anos e um mês a cinco anos e seis meses. A avaliação fonoaudiológica constou de entrevista com responsável, análise de prontuário e aplicação dos subtestes auditivos e visuais do Teste de Illinois de Habilidades Psicolinguísticas (ITPA). O tratamento estatístico constou de análise descritiva e aplicação do teste de Wilcoxon (nível de significância foi p≤ 0,05).
Resultados
os subtestes que obtiverem os menores escores foram na memória sequencial auditiva e memória sequencial visual. Na comparação entre as habilidades auditivas e visuais somente houve diferenças estatisticamente significante nos subtestes de recepção e associação. O grupo se comportou de forma heterogênea. Este estudo pretende chamar atenção para esta questão, pois se considera que estas habilidades são de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas que devem ser pensadas nos programas de reabilitação destes indivíduos.
Conclusão
houve diferenças estatisticamente significantes nos subtestes auditivos e visuais de recepção e associação nesta população.
Linguagem Infantil; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Paralisia Cerebral; Desenvolvimento da Linguagem; Criança