Acessibilidade / Reportar erro

O uso de questionário de autoavaliação na validação dos resultados do processo de seleção e adaptação de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora individual

OBJETIVO:

verificar o efeito do uso da amplificação sonora em deficientes auditivos por meio de um questionário de autoavaliação.

MÉTODOS:

utilizou-se o Questionário Internacional - Aparelho de Amplificação Sonora Individual, composto de sete questões. Avaliaram-se 22 sujeitos com idade entre 32 e 85 anos, portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral de grau leve a severo, pós-lingual, usuários de aparelho de amplificação sonora individual com adaptação unilateral ou bilateral pelo período mínimo de 12 semanas.

RESULTADOS:

o escore médio da pontuação total obtido na aplicação do questionário foi de 27 pontos e não houve diferença significante (p=0,191) entre as pontuações obtidas nas sete questões do questionário, sendo o valor médio de 3,85 pontos. Não houve correlação dos resultados com a idade dos pacientes nem com o tempo de uso da amplificação. Não houve diferença significante no escore total do questionário bem como dos fatores 1 e 2 considerando: grau da perda auditiva, configuração audiométrica, modelo de aparelho de amplificação sonora individual e adaptação unilateral ou bilateral.

CONCLUSÃO:

com a aplicação do questionário verificou-se que o uso da amplificação sonora tem efeito benéfico para seus usuários e que estes se mostraram satisfeitos com o uso.

Satisfação do Paciente; Qualidade de Vida; Auxiliares de Audição; Questionários


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br