OBJETIVO:
avaliar a eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica para crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo.
MÉTODOS:
a amostra foi composta por 11 crianças. Essas crianças foram divididas aleatoriamente em dois grupos: Seis estavam recebendo intervenção direta e indireta (GT) e cinco apenas atendimento exclusivamente indireto (GO). Foram utilizadas as seguintes partes do teste ASIEP-2: Autism Behavior Checklist, Avaliação de Interação e Amostra do Comportamento Vocal em três ocasiões: no início, seis meses depois, e após 12 meses.
RESULTADOS:
observou-se maior evolução do GT no Autism Behavior Checklist, Avaliação Interação e na Amostra de comportamento vocal. Tanto as mães quanto a fonoaudióloga perceberam mudanças comportamentais.
CONCLUSÕES:
a tendência de melhor desempenho das crianças atendidas na intervenção direta e indireta mostrou que esta associação foi fundamental.
Fonoaudiologia; Linguagem; Comunicação; Autismo; Criança