Acessibilidade / Reportar erro

Aquisição lexical inicial e verificação da hipótese do viés nominal

OBJETIVO:

verificar de que modo se dá a aquisição lexical inicial de crianças com desenvolvimento típico, em termos de tipos e ocorrências dos itens lexicais e se a hipótese do viés nominal realmente ocorre, e em qual versão, forte ou fraca.

MÉTODOS:

a amostra foi composta por 20 crianças de ambos os sexos, com desenvolvimento típico de linguagem. Este estudo abrangeu a faixa etária de 1:0 a 1:11 (ano : meses) dividida em três subfaixas (1:0 - 1:3;29, 1:4 - 1:7;29, 1:8 - 1:11;29). Foram realizadas gravações da fala espontânea de cada sujeito, e após, análise lexical quanto aos tipos e ocorrências dos itens lexicais produzidos. Empregou-se a estatística Mann Whitney; Kruskal - Wallis e Wilcoxon, com nível de significância p< 0.05.

RESULTADOS:

não houve diferença estatística para nenhuma das variáveis em relação ao sexo, porém, há diferença entre as subfaixas etárias 1 em relação a 2 e a 3 para a maioria das variáveis, além disso, verificou-se o predomínio das palavras de conteúdo nas subfaixas etárias 2 e 3 e por fim, verificou-se o predomínio de substantivos sobre os verbos em todas as faixas etárias.

CONCLUSÃO:

a aquisição lexical inicial em crianças com desenvolvimento típico dá-se de forma progressiva de acordo com o aumento da faixa etária e neste período, a variável sexo não influencia na produção linguística. Além disso, a existência da hipótese do viés nominal foi confirmada em sua versão fraca, corroborando a tese que inspirou essa pesquisa.

Criança; Desenvolvimento da Linguagem; Vocabulário


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br