Acessibilidade / Reportar erro

Lateralidade da atividade do sistema olivococlear medial eferente: estudo preliminar

RESUMO:

Objetivo:

avaliar a diferença na supressão das emissões otoacústicas entre as orelhas direita e esquerda.

Métodos:

participaram da pesquisa 36 indivíduos, sendo 18 destros e 18 canhotos, todos sem queixa auditiva e com audição dentro dos padrões de normalidade. A coleta de dados foi realizada por meio das emissões otoacústicas transientes e pela supressão das emissões otoacústicas. A análise da presença/ausência do efeito de supressão foi realizada baseada no valor obtido em response.

Resultados:

não houve diferença entre a orelha direita e esquerda para os valores de response das emissões otoacústicas com ruído contralateral para os indivíduos destros e canhotos. No gênero masculino houve diferença entre a orelha direita e esquerda para os valores de response das emissões otoacústicas com ruído contralateral.

Conclusão:

a avaliação realizada por meio da supressão das emissões otoacústicas não evidenciou diferenças entre as orelhas direita e esquerda nos grupos estudados.

DESCRITORES:
Percepção Auditiva; Supressão; Vias Eferentes; Emissões Otoacústicas Espontâneas; Lateralidade Funcional

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br