Acessibilidade / Reportar erro

Queixas auditivas de trabalhadores de uma indústria cerâmica da cidade de João Pessoa/PB

RESUMO:

Objetivo:

investigar as queixas auditivas de trabalhadores expostos ao ruído ocupacional em uma indústria cerâmica da cidade de João Pessoa/PB.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal, feito com 83 trabalhadores dessa indústria, com realização de entrevista sobre queixas auditivas.

Resultados:

dentre os trabalhadores, 14,7% referiram alguma queixa de saúde geral e 56% alegaram ter alguma queixa auditiva relacionada à exposição ao ruído em seu trabalho. As principais queixas auditivas foram desconforto a sons de forte intensidade (30,1%) e zumbido (24%). Houve correlação significante (p < .05) entre o tempo de atuação dos trabalhadores no seu posto de trabalho e as queixas de desconforto a sons de forte intensidade, zumbido, diminuição auditiva e sensação de plenitude auricular.

Conclusão:

os resultados deste estudo apontam para uma associação direta entre tempo de exposição ao ruído e sintomas auditivos, o que permite concluir que melhores políticas de educação em saúde auditiva podem ser necessárias. Além disso, verificou-se que trabalhadores afirmaram conhecer os riscos do ruído para a saúde, mas não compreendem que os sintomas auditivos que apresentam podem estar associados a este importante risco físico, o que pode dificultar as ações de prevenção dos riscos do ruído.

DESCRITORES:
Efeitos do Ruído; Ruído Ocupacional; Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br