Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e aplicação de instrumento administrativo para orientação das pesquisas em telefonoaudiologia

RESUMO

Objetivo:

desenvolver e aplicar um instrumento para orientação das pesquisas em Telefonoaudiologia e identificar os pontos fortes e fracos destes projetos.

Métodos:

foi desenvolvido um questionário, abordando quatro competências distintas: administrativa, tecnológica, financeira e de sustentabilidade. Realizou-se a aplicação com 11 docentes que desenvolviam projetos na área de Telefonoaudiologia. Tais dados foram analisados por meio de estatística descritiva e aplicada a Matriz SWOT, que possibilitou identificar os pontos fortes e fracos, bem como o Diagrama de Ishikawa, para identificar os efeitos e causas.

Resultados:

foram aplicados os questionários e analisados 32 projetos em que os pontos fortes foram: a missão do projeto, a qualidade das informações, os canais de comunicação e os benefícios proporcionados aos usuários, tendo como principais causas a utilização de multimeios específicos, a educação continuada, a quantidade de informações disponibilizadas e o comprometimento do capital humano. Quanto aos pontos fracos, constatou-se a ausência de especialização da mão de obra em determinadas etapas do projeto, a falta de atualização de hardware e software, a exclusão digital de usuários e a obsolescência do projeto, sendo as principais causas concentradas na dificuldade de suporte técnico, profissionais para divulgação e treinamento, estratégias de marketing e a manutenção dos projetos desenvolvidos.

Conclusão:

foi desenvolvido e aplicado o questionário, sendo identificados os pontos fortes e pontos fracos, estando associados a especialização do capital humano. A maximização do tempo e a atualização dos recursos digitais foram identificados como insumos importantes para ampliar os benefícios dos projetos de Telessaúde, rumo à vantagem competitiva organizacional.

Descritores:
Telemedicina; Fonoaudiologia; Planejamento

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br