Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da cirurgia ortognática na sensibilidade orofacial em indivíduos com fissura labiopalatina

RESUMO:

Objetivo:

verificar a ocorrência de alterações na sensibilidade orofacial e o tempo de recuperação desta após a realização da cirurgia ortognática, em indivíduos com fissura labiopalatina.

Métodos:

após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, iniciou-se o estudo o qual analisou os relatórios de exames miofuncionais orofaciais, realizados antes e após a cirurgia ortognática no período de 2012 a 2014. Foram selecionados 53 prontuários de pacientes que realizaram a prova de sensibilidade, com idade entre 18 e 40 anos, de ambos os gêneros (57% masculino e 43% feminino). A prova de sensibilidade foi aplicada nos lábios, na língua, na papila incisiva e mento, a partir do estesiômetro (Semmes-Weintein), antes da cirurgia (2 a 3 dias) e após a cirurgia (3 a 6 meses/9 a 12 meses). Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva para verificar a frequência de alteração da sensibilidade, e as comparações foram realizadas pelos testes de Wilcoxon e Qui-Quadrado (p<0,05).

Resultados:

antes da cirurgia todos os casos apresentaram sensibilidade adequada da língua, enquanto nas demais estruturas testadas poucos apresentaram alteração, antes e após a cirurgia ortognática. Após a cirurgia houve aumento da frequência de alteração da sensibilidade da papila palatina (p=0,004). Não houve associação entre os períodos de avaliação após a cirurgia.

Conclusão:

apesar da prevalência de adequação da sensibilidade, após a cirurgia foi observado para a papila incisiva aumento da frequência de alteração e não foi constatada diferença entre os casos avaliados antes e após 6 meses.

Descritores:
Fenda Labial; Fissura Palatina; Anormalidades Maxilofaciais; Cirurgia Ortognática; Avaliação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br