Acessibilidade / Reportar erro

Mastigação e deglutição de crianças e adolescentes obesos

RESUMO

Objetivo:

caracterizar o perfil miofuncional orofacial de crianças e adolescentes com obesidade comparados a um grupo de eutróficos e verificar quais aspectos influenciam as funções de mastigação e deglutição.

Métodos:

foram avaliados os órgãos do sistema estomatognático, a mastigação e a deglutição aplicando o protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandidos (AMIOFE-E) em 50 indivíduos do sexo feminino e masculino, com idades entre 9 e 18 anos, atendidos em um ambulatório de Nutrologia. Eles foram divididos em dois grupos, o grupo pesquisa, de obesos, e o grupo controle, de eutróficos. Os testes estatísticos utilizados foram: análise de variância (ANOVA), Teste Exato de Fisher, Intervalo de Confiança para Média e Coeficiente da Variação.

Resultados:

os obesos, quando comparados aos eutróficos, apresentaram pior desempenho nos aspectos de tonicidade e mobilidade de bochechas e na deglutição (p<0,05), sendo que 71% dos indivíduos com redução da tonicidade apresentaram deglutições múltiplas contra 25% dos indivíduos eutróficos. Além disso, 68% das crianças e adolescentes obesos dessa pesquisa apresentaram mastigação bilateral alternada.

Conclusão:

as crianças e adolescentes obesos estudados nessa pesquisa apresentaram maior ocorrência de alterações miofuncionais orofaciais quando comparados aos eutróficos em relação à tonicidade e mobilidade de bochechas e na deglutição. Nesta pesquisa também houve associação estatística entre a redução da tonicidade de bochechas das crianças e adolescentes obesos e a presença de deglutições múltiplas durante a deglutição.

Descritores:
Mastigação; Obesidade; Criança; Adolescente

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br