Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora

RESUMO

Objetivo:

caracterizar e comparar o desempenho de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora, com escolares de bom desempenho acadêmico.

Métodos:

participaram deste estudo 30 escolares do Ensino Fundamental I, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 anos a 12 anos e 11 meses de idade, divididos em dois grupos: Grupo I, composto por 15 escolares com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Grupo II, composto por 15 escolares com bom desempenho acadêmico. Os escolares foram pareados em relação à idade, à escolaridade e ao gênero e foram submetidos à aplicação das provas de habilidades metalinguísticas, de leitura e de compreensão de leitura.

Resultados:

foi possível verificar desempenho inferior do GI em habilidades de identificação de fonema inicial e final, subtração e adição de sílabas e de fonemas, bem como de segmentação de fonemas. O desempenho do GI também foi inferior ao do GII em provas de leitura e de repetição de não palavras. Não houve diferença estatisticamente significante entre o desempenho dos grupos em compreensão leitora.

Conclusão:

os escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em comparação com grupo controle apresentaram desempenho inferior na decodificação leitora e nas tarefas metalinguísticas consideradas mais complexas, as quais exigem retenção, análise e recuperação de informação. Na compreensão de leitura ambos os grupos apresentaram classificação de desempenho inferior com resultados semelhantes.

Descritores:
Aprendizagem; Leitura; Avaliação; Educação; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br